top of page

Entrevistas

1 - Quais os tipos de arranjos mais frequentes?

 R: Transmissões, pneus, furos e coisas mais básicas.

 

2 - Qual o tipo de ciclistas que costumam vir aqui? Pessoas mais viradas para o lazer, para o desporto?

 R: Mais para o desporto, BTT e ciclismo de estrada. Lazer e citadina como uso para mobilidade aqui nem tanto. As nossas bicicletas são mais viradas para a competição.

 

3 - Tipos de bicicletas mais vendidos?

 R: Bicicletas de BTT (todo o terreno), bicicletas de estrada, viradas mais para a competição.

 

4 - As modas ao longo do tempo, o que tem vindo a mudar?

 R: Nas bicicletas foi o tamanho das rodas que passaram de roda 26 para 29, para melhorarem o rendimento desportivo. Há uns anos atrás trabalhávamos muito com roda 26 mas agora a cima de tudo roda 29. Dizem que a bicicleta anda mais que tem mais estabilidade. Estas alterações aconteceram nas bicicletas de todo o terreno. Depois ao nível das de estrada e todo o terreno o material das bicicletas tende a diminuir o peso, onde a preferência para a competição são mesmo as bicicletas em Carbono.

 

5 - E alterações na mecânica?

 R: Sim. Ao nível das suspensões, dos hidráulicos e a cima de tudo os sistemas de travagem. Nas transmissões começou a haver transmissões elétricas.

 

6 - Têm muitos clientes, muita atividade?

 R: O que temos mais é ao nível de arranjos mecânicos, temos também a venda de algumas bicicletas boas, mas a cima de tudo arranjos mecânicos.

Entrevista ao dono da loja Bike4Life:

Entrevista ao dono da loja SintraBike:

1 -Quais os tipos de arranjos mais frequentes?

 R: Onde há mais problemas é nas bicicletas de BTT devido ao terreno mais irregular. As avarias mais correntes são: avarias nas transmissões, mudança de correntes, pneus e travões (discos e pastilhas).

 

2 - Qual o tipo de ciclistas que costumam vir aqui? Pessoas mais viradas para o lazer, para o desporto?

 R: Maioria dos ciclistas são ciclistas de lazer, que andam de bicicleta ao domingo de manhã. Alguns competidores, que representam o triatlo no Benfica e têm lá um campeão de ciclismo de estrada Vítor Faria.

 

3 - Tipos de bicicletas mais vendidos?

 R: Bicicletas de BTT (todo o terreno e bicicletas de estrada, tendo alguns clientes mais virados para a mobilidade (bicicletas desdobráveis).

 

4 - As modas ao longo do tempo, o que tem vindo a mudar?

 R: Antigamente era muito ciclismos de estrada, uma vez que nos encontramos numa zona onde o ciclismo de estrada era muito popular devido a um campeão da volta a Portugal que vivia na zona saloia de Sintra. Depois essa moda caiu em desuso, e as pessoas que faziam ciclismo de estrada pareciam ter adormecido. Mas com a moda do BTT voltaram a usar e tem vindo a crescer novamente. O BTT tornou-se bastante popular devido à proximidade com a Serra de Sintra.

 

5 - E alterações na mecânica?

 R: Da roda 26 passámos a ter roda 29, acredita-se que aumenta o rendimento desportivo e a velocidade. As marcas tendem a vir a evoluir ao nível dos materiais que as bicicletas são feitas. Ao nível das transmissões houve uma evolução na relação das mudanças, deixámos de ter 3x7, para 3x10 depois para 2x10 e algumas mais competitivas 1x10 e 1x11. E as suspensões tornaram-se mais eficientes, as maiores evoluções verificaram-se ao nível do BTT.

 

6 - Têm muitos clientes, muita atividade?

 R: Sim muita atividade devido à proximidade com a Serra de Sintra.

 

7 - Mobilidade existe?

 R: Vários clientes que usam a bicicleta como meio de transporte mas não é comum devido ao terreno irregular, mas a mobilidade poderá vir a aumentar com as bicicletas elétricas.

bottom of page